Por que o RH precisa parar de romantizar o engajamento e começar a falar de pertencimento

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Por que o RH precisa parar de romantizar o engajamento e começar a falar de pertencimento

O engajamento dos colaboradores é um dos temas mais debatidos nas áreas de Recursos Humanos, mas, frequentemente, as estratégias adotadas para promovê-lo são superficiais e pouco eficazes. Ações isoladas, como happy hours, brindes ou murais motivacionais, são muitas vezes confundidas com engajamento real, mas não geram um ambiente de trabalho saudável e produtivo a longo prazo.

Um exemplo claro disso são empresas que investem em salas de descompressão, jogos de bilhar ou pingue-pongue, sem, no entanto, investigar as causas reais do estresse no ambiente profissional. “Não adianta ter mesa de sinuca se o colaborador sai do trabalho às 22h todos os dias ou se não há clareza de propósito e segurança psicológica”, destaca Larissa Mota, CEO do Grupo Exímia. Segundo ela, muitos departamentos de RH ainda confundem ações pontuais com estratégias estruturais, focando apenas em fatores externos ou financeiros. “Outro erro comum é achar que salários altos resolvem tudo. Não adianta pagar bem se há altos níveis de burnout e falta de pertencimento”, complementa.

Dados recentes reforçam essa visão. Uma pesquisa da Harvard Business Review (2019) aponta o pertencimento como um dos maiores preditores de desempenho organizacional, superando até mesmo benefícios financeiros. Já o relatório da BetterUp (2021) revela que colaboradores com alto senso de pertencimento apresentam 56% mais desempenho e 50% menos rotatividade.

Na Exímia, a construção do pertencimento é promovida por meio de práticas consistentes e estruturadas. A empresa realiza reuniões pontuais de rodadas de feedback sempre que necessário, seja por demanda do líder ou do colaborador, com o acompanhamento do RH na maioria dos casos, sempre respeitando a permissão do colaborador para intermediar situações de forma segura e produtiva.

Outra iniciativa importante é a pesquisa mensal de engajamento, que avalia sete quesitos e permite monitorar indicadores para implementar melhorias baseadas nas respostas dos colaboradores. Além disso, a empresa conta com o check-in emocional semanal, uma ferramenta que acompanha o humor dos colaboradores e auxilia na tomada de decisões para processos contínuos de melhoria. Todas essas práticas são centralizadas em uma plataforma de gestão de pessoas, facilitando tanto a mensuração quanto a análise dos dados.

Para Larissa, pertencimento significa que as pessoas sentem que podem ser autênticas, têm espaço para contribuir, são ouvidas e respeitadas, e fazem parte de algo maior, com valores alinhados aos seus. “Pertencimento se constrói com clareza de propósito, comunicação transparente, valorização da diversidade e segurança psicológica”, conclui.

Sobre a Exímia

A Exímia é uma empresa especializada em BPO de folha de pagamento, fundada em 2005. Com sede em Jacareí, São Paulo, a empresa oferece soluções personalizadas e inovadoras para clientes de diversos segmentos e portes. A Exímia se destaca pelo relacionamento duradouro com seus clientes, pela busca constante por melhorias e pela valorização de sua equipe e de ações sociais. Para mais informações, acesse: www.grupoeximia.com.br

Julia Dal
julia.dal@mention.net.br
(11) 5217-0177

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