A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO
01 / 02 15:58 ( 864538 )No cenário corporativo muito se discute sobre a habilidade da comunicação, sendo considerada como aspecto básico no escopo dos cargos de qualquer organização. Com o passar do tempo, as empresas têm entendido que a base do seu crescimento organizacional está pautada no capital humano e intelectual. Mas, como administrar a diversidade dos indivíduos na unidade institucional? Afinal, de quem é a responsabilidade por direcionar os objetivos individuais, antes fragmentados, rumo aos objetivos globais da empresa? Certamente, a comunicação será uma forte aliada neste processo.
Tudo bem, já entendemos que a comunicação é essencial para qualquer progresso profissional; mas, frente a esta necessidade, surge a dúvida: os profissionais do mercado são hábeis na arte de se comunicar? Segundo a Revista Exame: “… num mercado tão competitivo como o de hoje, aqui e em qualquer lugar do mundo, os profissionais dos mais diversos ramos de atividade têm de estar preparados para tomar a palavra e argumentar de forma convincente…”. Mas, infelizmente, não é bem este o quadro da grande maioria dos profissionais. Oportunidades, portanto, é que não falta: dirigir ou participar de reuniões, fazer exposição de produtos e serviços, proferir palestras e conferências, ministrar aulas e treinamentos, falar diante de subordinados e superiores, dar entrevistas para rádio, televisão, etc. Todavia, falar em público ainda ocupa o topo da lista, quando se questiona sobre os maiores medos das pessoas, superando outros medos clássicos da humanidade, tais como: medo de morrer, de altura, de insetos e de voar.
Segundo Alves Mendes, orador sacro português, “A oratória é a mais típica e a mais gráfica manifestação da arte, porque é a arte da palavra — da palavra que é a vestidura do pensamento, da palavra que é a forma da ideia, da palavra que é nítida voz da natureza e do espírito… e que por seus rendilhados e riquezas, por suas graças e opulências, aclama a oratória, rainha das artes, e o orador — rei dos artistas!”. Dominar esta arte, portanto, requer muito treinamento, dedicação e atualização. Mas, assim como toda boa arte, seus frutos se manifestam pela satisfação do artista e reconhecimento do seu público.
O caminho da excelência na arte de se comunicar é um percurso árduo e complexo, mas repleto de ganhos e descobertas. Portanto, dedique-se, planeje, pratique, e se descubra como um verdadeiro artista e encante o seu público, ao se comunicar com excelência.
Filipe Lopes
Psicólogo
Executive Coaching
AVISO
O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.
Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.
Denunciar abuso