Organizar a vida doméstica aumenta o desempenho no trabalho, aponta pesquisa

  16 / 07     10:16 ( 3239284 )

Organizar a vida doméstica aumenta o desempenho no trabalho, aponta pesquisa

Pesquisa da University of Bath explora o conceito de “renovação estratégica”; Psicóloga da UniCesumar reflete sobre os impactos profissionais de ter uma vida doméstica organizada

 

Estudo da University of Bath, divulgado pela ScienceDaily em maio de 2025, concluiu que indivíduos que têm a vida doméstica organizada, como dividir tarefas ou ajustar horários de cuidados com os filhos, tendem a ser mais criativos, produtivos e resilientes no ambiente de trabalho. Intitulada de “Como você lida com a vida doméstica pode melhorar o desempenho no trabalho”, a pesquisa acompanhou 147 casais que têm filhos e que trabalham em tempo integral, ao longo de seis semanas.

O estudo revela que famílias que cultivam um ambiente de diálogo, colaboração e abertura a mudanças tendem a se adaptar melhor às demandas do dia a dia. Esse clima familiar, segundo a pesquisa, fortalece a confiança e a capacidade de encontrar soluções criativas, habilidades que também se refletem positivamente no ambiente de trabalho.

A pesquisa chama essas ações de renovação estratégica: mudanças proativas e conscientes que os casais fazem na organização da vida familiar com o objetivo de se adaptar melhor às demandas do cotidiano. Em vez de apenas “dar conta da casa”, o estudo mostra que quem planeja e distribui rotinas com intencionalidade, como criar calendários compartilhados, fazer reuniões familiares para resolver conflitos ou estabelecer rodízios de tarefas, tende a desenvolver mais controle emocional e resiliência. Até práticas como períodos sem tecnologia ou a reorganização do ambiente físico da casa são citadas como formas de melhorar tanto a convivência familiar quanto o desempenho profissional.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para organizar a vida doméstica. Segundo Elessandra Bassoli, psicóloga organizacional e professora de Psicologia na UniCesumar de Maringá (PR), esse processo começa no autocuidado. “Para cuidar bem da família e da casa, é necessário que estejamos em paz conosco mesmos. Tirar cinco minutos de relaxamento durante a rotina, para ter um tempo de qualidade consigo mesmo, pode ser um ótimo começo. Além disso, ter momentos de lazer é muito importante para aliviar o estresse. Posteriormente, atuar de forma equilibrada nas demandas do dia a dia, com responsabilidade, comprometimento e confiança”, ressalta a especialista.

Para ela, dividir as tarefas de casa de acordo com as competências e disponibilidade de cada membro ajuda a criar um ambiente de parceria e compreensão. “Com a divisão correta, ninguém fica sobrecarregado, e todos conseguem ir trabalhar com leveza ao saber que, em casa, está tudo organizado”. Bassoli aponta que, inclusive, a Psicologia Organizacional entende que, quanto mais em equilíbrio o indivíduo estiver com suas demandas pessoais, melhor será seu desempenho profissional.

 

O papel das empresas no equilíbrio trabalho-família

Embora muitas mudanças comecem dentro de casa, a pesquisa também chama atenção para a responsabilidade das empresas em apoiar seus colaboradores. Organizações que investem em iniciativas como horários flexíveis, licenças parentais estendidas, assistência à família e programas de saúde mental melhoram a qualidade de vida dos funcionários e criam um ambiente mais engajado.

Além disso, programas de desenvolvimento de liderança que considerem as demandas pessoais dos colaboradores e ofereçam feedback construtivo são vistos como ferramentas essenciais para fomentar ambientes mais humanos e produtivos.

Bassoli reforça que, quando o trabalhador se sente reconhecido em sua individualidade, ele naturalmente responde com mais dedicação e entrega. “Quando a empresa oferece benefícios que vão além das obrigações legais, como apoio psicológico, políticas de flexibilidade ou incentivos à qualidade de vida, ela demonstra cuidado com o ser humano, não apenas com o cargo ocupado. Isso gera um senso de pertencimento e reciprocidade. O colaborador se sente valorizado e tende a retribuir com mais engajamento e comprometimento”, afirma.

 

Trabalho remoto: como conciliar com a vida doméstica

O estudo leva em consideração as pessoas que trabalham remotamente e as estratégias que podem ajudar na concentração e na melhor organização das tarefas domésticas. Criar zonas silenciosas e destinar um espaço exclusivamente para trabalho são as mais eficientes, segundo a pesquisa.

“No modelo híbrido, um dos maiores desafios psicológicos é conseguir estar verdadeiramente presente no momento. Hoje, além das demandas da vida real, convivemos com uma avalanche de estímulos virtuais, com múltiplas telas competindo pela nossa atenção. Isso fragmenta o foco e afeta diretamente o desempenho, especialmente no trabalho remoto. Quem consegue desenvolver a habilidade de se concentrar no aqui e agora, mesmo em meio a tantas distrações, certamente se destaca em termos de produtividade e equilíbrio emocional”, pontua a psicóloga.

 

Sobre a UniCesumar

Com 35 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais, localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente a outros três campi, localizados em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa (PR). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece portfólio diversificado, com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

 

Assessoria de Imprensa UniCesumar/Vitru

imprensa@unicesumar.edu.br I (44) 99145-6003

AVISO

O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.

Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.

Denunciar abuso