Está em busca de recolocação no mercado?

  22 / 07     11:24 ( 3244303 )

Está em busca de recolocação no mercado? O LinkedIn pode ser um aliado; veja como usar a plataforma a seu favor

Especialista explica quais são os principais macetes para aumentar a visibilidade na rede

O LinkedIn pode ser um excelente canal estratégico para visibilidade profissional, networking, aprendizado e busca ativa por emprego. A rede social corporativa permite uma conexão direta com empresas, líderes do setor, RHs e recrutadores e, ao mesmo tempo, projeta a marca pessoal e auxilia o candidato a explorar novas oportunidades na área desejada. Atualmente, bem mais que um protocolo, o LinkedIn tornou-se uma ferramenta para a recolocação no mercado de trabalho e para quem deseja ter uma transição de carreira bem-sucedida.

Segundo dados oficiais da plataforma, no Brasil, mais de 75 milhões de pessoas estão presentes na rede. Desse montante, cerca de 65% das pessoas utilizam o canal para a busca de vagas de emprego e 27% afirmam ter o LinkedIn como a principal ferramenta para recolocação profissional. Além disso, o restante dos usuários considera a rede uma ótima fonte para atualização de mercado e consumo de informações.

Estar ativo na rede e manter um bom posicionamento ajuda a ampliar o networking e abrir portas, é o que afirma a especialista em recrutamento e seleção de pessoas, Flávia Mentone. Entretanto, a CEO da Reponto explica que, para destacar competências e experiências de forma estratégica no LinkedIn, é importante usar cada seção do perfil com intencionalidade e aponta algumas dicas:

    1. Crie um perfil atraente e completo: aposte em uma foto de perfil profissional, um banner personalizado na foto de capa e um título estratégico que contenha palavras-chave e descreva bem o que você faz ou busca, como: “Especialista em Marketing Digital | Estratégia e Crescimento em E-commerce”. Isso chama a atenção dos recrutadores e outros profissionais da sua área. Além disso, invista em um bom resumo, que destaque suas realizações, valores e objetivos de carreira, focando em suas competências mais relevantes e em como você pode contribuir ou agregar valor como profissional.
    2. Estruture suas experiências de forma estratégica: descreva realizações e não apenas as tarefas. Ou seja, além de listar responsabilidades, inclua conquistas específicas e os resultados mensuráveis. O uso de palavras-chave também é extremamente estratégico nesta seção, por isso pesquise quais são as principais habilidades demandadas em sua área e incorpore essas palavras ao seu perfil, isso ajuda a aumentar a visibilidade em buscas na plataforma.
    3. Destaque suas competências e valide-as: liste suas principais habilidades na seção de “competências” e certifique-se de priorizar as mais relevantes para os seus objetivos de carreira. Fortaleça seu networking e peça a colegas e conexões para validarem suas habilidades, pois isso reforça a credibilidade diante dos potenciais recrutadores. Também é possível pedir recomendações, que são depoimentos de colegas, ex-líderes ou clientes na seção de “recomendações”.
    4. Inclua ao perfil certificações e projetos: é possível destacar na rede social corporativa cursos relevantes e certificados de instituições reconhecidas. Além disso, o candidato pode aproveitar para incluir na seção de “Destaques” do perfil trabalhos, projetos e apresentações que podem gerar mais visibilidade e destacar os diferenciais do profissional na sua área de atuação.
    5. Seja um usuário ativo em conteúdos relevantes e aproveite para se manter informado: utilize os recursos disponíveis no LinkedIn para compartilhar publicações e artigos ou até mesmo fazer postagens de outros líderes do mercado ou conexões estratégicas. Aproveite para comentar em posts de recrutadores e pessoas da sua área, é um bom jeito de fazer network e do algoritmo entregar o seu perfil na busca desses recrutadores. Além disso, a rede também pode ser um canal interessante para consumir um conteúdo mais direcionado à sua profissão e estar informado sobre o que acontece no mundo corporativo.

 

Para quem está em busca de uma recolocação, o LinkedIn também dispõe de bons recursos para encontrar vagas, entre eles o “Open to Work”, que pode ficar visível apenas para recrutadores. Apesar de muitas pessoas questionarem o seu uso, ele pode ser uma excelente ferramenta para sinalizar aos recrutadores que o candidato está disponível para novas oportunidades. Além do recurso, utilizar o LinkedIn Jobs é fundamental. A área dedicada para encontrar vagas de emprego em tempo real possui filtros precisos, alerta de vagas que correspondem ao perfil do profissional, candidatura simplificada e campo de pesquisa por palavras-chave, o que facilita a identificação de oportunidades em cargos e áreas pretendidas.

Flávia Mentone destaca também que conexões diretas com recrutadores e algumas ações de networking podem ajudar na busca por oportunidades no LinkedIn. “Ao fazer uma nova conexão, envie sempre um convite personalizado e apresente-se de forma breve, explicando o motivo do contato ou conexão. Caso a conexão seja diretamente com um recrutador ou gestor, mande uma mensagem educada perguntando sobre o processo seletivo ou se há alguma vaga aberta compatível com seu perfil. Isso aumenta as chances de ter o convite aceito e gera presença e visibilidade para oportunidades no futuro”, reforça a especialista da Reponto.

Sobre a Reponto

Reponto é uma empresa especializada na jornada de atração e retenção de Pessoas com Deficiência em todo o Brasil. Com foco na experiência do candidato e no suporte às empresas, a Reponto oferece recrutamento e seleção, consultoria personalizada e programas de retenção para garantir uma inclusão efetiva e sustentável no mercado de trabalho.

Maria Julia Cabral
maju@crismoraes.com.br
(11) 3641-1266 / (11) 96195-7382

AVISO

O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.

Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.

Denunciar abuso