Criatividade como profissão: 5 caminhos para construir carreira no live marketing
16 / 07 10:07 ( 3239276 )Live marketing em alta: 5 caminhos para transformar criatividade em carreira
Setor cresceu 27% em vagas em 2024; domínio técnico e visão estratégica são diferenciais para quem quer se destacar
São Paulo, julho de 2025 – O marketing promocional, também conhecido como live marketing ou marketing de experiência, ganha força ano a ano, como uma das principais ferramentas de conexão entre marcas e consumidores. Em 2024, o setor movimentou mais de R$ 1 trilhão no Brasil e gerou cerca de 25 milhões de empregos diretos e indiretos, segundo o Caged — o equivalente a 4 em cada 10 postos de trabalho no país. No mesmo ano, houve um crescimento de 27% nas vagas de trabalho, de acordo com o Banco Nacional de Empregos.
Com esse crescimento, aumentam também as exigências para os profissionais da área: não basta ter boas ideias, é preciso saber colocá-las em prática, com repertório, técnica e visão estratégica.
“O live marketing exige criatividade com pé no chão. É preciso entender o backstage para entregar experiências que realmente conectam marcas e pessoas, e que gerem resultados sustentáveis”, afirma Heloisa Santana, presidente executiva da AMPRO – Associação de Marketing Promocional.
A seguir, especialistas listam cinco caminhos para quem quer se destacar no setor e construir uma trajetória sólida no marketing de experiências:
1 – Equilibre criatividade e execução
Criatividade é essencial, mas precisa andar junto com a execução. Quem atua com live marketing precisa saber transformar ideias em realidade, respeitando prazos, orçamentos, normas técnicas e diretrizes da marca.
“A ideia só ganha força quando é bem executada. E isso depende de técnica e operação”, diz Heloisa. “O mercado ainda sente falta de profissionais com domínio das etapas práticas, além da inspiração”, complementa.
2 – Domine a parte técnica
Gestão de produção, leitura de cronogramas, controle orçamentário, compliance, ESG aplicado a eventos, gestão de contratos, regras jurídicas para ações promocionais e de incentivo, informações jurídicas para contratações de mão de obra, inclusive as especializadas para trade marketing, relacionamento com fornecedores e ferramentas de job tracking são cada vez mais exigidos.
“O técnico precisa conversar com o estratégico — e nem todos conseguem essa ponte”, aponta Valdeck Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais da AMPRO.
3 – Amplie seu repertório
Quem cria experiências precisa mais do que referências visuais: é fundamental compreender o comportamento do público, os movimentos culturais e o papel da marca nesse contexto.
“Trabalhar com experiência é entender do planejamento à execução — e também o impacto social e emocional”, afirma Adriano Cerullo, coordenador acadêmico da FAAP.
4 – Aprenda na prática
A entrada no mercado pode parecer distante, mas há caminhos possíveis. Programas de estágio, grupos de trabalho, mentorias e voluntariado em eventos ajudam a inserir novos profissionais.
“Formar é abrir espaço para troca entre gerações e realidades diferentes”, reforça Valdeck.
5 – Invista na formação contínua
A qualificação contínua é um diferencial em um setor em constante transformação. A AMPRO tem investido na formação prática de novos profissionais. Recentemente, a FAAP recebeu a oficina “Quem sabe faz ao vivo”, voltada a seus alunos. Já o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, realizado em parceria com o CultSP PRO, ofereceu capacitação a novos talentos da capital paulista.
“A AMPRO tem atuado de forma ativa para ampliar o acesso à formação no setor. A parceria com o CultSP PRO e o curso de extensão com a FAAP são exemplos de como queremos conectar talentos à prática e construir um mercado mais diverso e preparado”, finaliza Heloisa.
Helena Maeda
Atendimento
helena.maeda@nr7.ag
(11) 91327-2004
AVISO
O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.
Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.
Denunciar abuso