Como transformar uma vaga temporária em efetiva no fim do ano

  29 / 10     10:09 ( 3358457 )

Como transformar uma vaga temporária em efetiva no fim do ano

O crescimento nas contratações temporárias abre oportunidade para quem quer começar 2026 com um emprego fixo; estimativa é de 535 mil vagas sejam abertas até o fim do ano

Com a chegada das festas de fim de ano e aumento de contratações temporárias, cresce também a chance de garantir uma vaga efetiva. Segundo a Associação de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 535 mil profissionais devem ser contratados entre outubro e dezembro de 2025, 7,5% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estima que entre 20% e 30% das vagas temporárias abertas no fim do ano resultam em contratações efetivas no início do ano seguinte.

Para aproveitar essas oportunidades, é preciso entender o que as empresas buscam em cada setor, explica a especialista Vânia Montenegro. Segundo ela, o setor de serviços, por exemplo, busca profissionais com flexibilidade de horário. “É importante que o profissional entenda quando será necessário estender a jornada. Vivemos um momento em que agilidade, qualidade, otimização do tempo e cordialidade são diferenciais que influenciam diretamente na contratação”, afirma.

Montenegro explica que o setor do comércio é um perfil próximo de serviços. Atendimento, cordialidade, comunicação clara e entender o que o cliente está buscando gera bons resultados para uma efetivação.

Na construção civil, o diferencial está na qualificação. Segundo Vânia, cursos de formação técnica e de capacitação, como os de segurança do trabalho que estão relacionados às NR s, além da experiência profissional.

Na indústria, a disponibilidade para trabalhar em turnos é um ponto valorizado, além da formação técnica e atenção concentrada. De acordo com a Asserttem, a indústria deve concentrar 50% das contratações, seguida por serviços (30%) e comércio (20%).

Entre os segmentos mais aquecidos estão os de eletroeletrônicos, brinquedos, vestuário, calçados e alimentos natalinos, além da logística, impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico.

Para quem busca transformar a vaga temporária em efetiva, Vânia destaca que é necessário um olhar determinado para o futuro e se auto questionar sobre o que faz sentido profissionalmente e qual o seu propósito. Desta forma, o profissional poderá buscar oportunidades direcionando foco e energia para a construção de uma carreira.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Sobre a Employer Recursos Humanos   

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é uma agência de trabalho temporário e especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.

Ascom  – Employer Recursos Humanos

WhatsApp: (41) 3037 – 9419

Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Val1N0r3AzNSEN3I9j3C

AVISO

O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.

Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.

Denunciar abuso