Pretensão Salarial

  11 / 03     15:05 ( 892913 )

salário

Um assunto que gera incômodo para a maioria dos candidatos é a questão da pretensão salarial. Na maioria dos casos, até mesmo antes de você conhecer a vaga proposta em sua essência, os recrutadores já perguntam: qual é a sua pretensão salarial?

Agora me responde: quem não gostaria de ganhar mais? Quanto eu quero ganhar? O máximo que vocês podem oferecer… Mas o que tiramos como base para responder a esta pergunta clássica? É ético falar a verdade? Mas será que eu não vou ser desclassificado do processo se eu realmente falar o quanto quero ganhar?

Existem dois momentos que o profissional passa, dos quais interferem diretamente para este contexto. O primeiro deles é quando o candidato está trabalhando, e o selecionador, como forma de hunting, aborda o candidato oferecendo uma nova proposta de trabalho. Nesta situação, obviamente você não vai sair por menos do que ganha no emprego atual. E quantos por cento seria o ideal em minha petição?

Estudos apontam que você pode pedir entre 20 e 30% a mais, levando sempre em consideração o quanto está ganhando e o quanto se paga para sua profissão no mercado atual.

A segunda situação, geralmente mais típica, é quando o candidato está desempregado. Neste contexto o empregador leva a melhor na maioria dos casos, pois o candidato está fragilizado, precisando se recolocar.

É neste caso que o empregador se ver na possibilidade de colocar o preço que ele quer, o que geralmente acarreta em aceitação da outra parte. Vale salientar que deve-se levar em consideração o pacote de benefícios que a empresa oferece, sua posição no mercado e a possibilidade de se fazer carreira nela.

Bom, você já pode perceber que esta é uma fase essencial de qualquer processo seletivo, portanto a dica é: tenha cautela, observe o que vai te agregar e não deixa passar a oportunidade, que pode ser a melhor escolha para sua carreira.

 

Confira algumas dicas que reservamos para você, exibido no Quadro Sua Chance do Bom Dia Cidade da EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo.

)

Filipe Lopes

Psicólogo

FilipeLopes_II

Executive Coaching

www.lopesrh.com.br

AVISO

O Emprega Campinas não autoriza o uso das informações disponibilizadas em seu site por terceiros. As informações compõe o acervo da empresa, que é protegido por lei.

Site monitorado por Barini De Santis Sociedade de Advogados.

Denunciar abuso